quarta-feira, 15 de abril de 2009

Planetas diferentes


O nome "Terra", do planeta, nos remete ao tipo de solo, correto? Têm o mesmo nome. E não temos como cortar a relação entre ambos. Aliás, provavelmente em algum momento até achamos que Terra é Terra por causa da grande quantidade de terra presente no tal planeta.

"Mas tem mais água do que Terra!", diria o outro.

"E no fundo do mar tem o quê", respode alguém.

Já "Earth" remete o english speaker a algo? Há alguma planta, animal de chifres. junky food ou produtor de Hollywood que tenha dado origem ao nome? Seria um... anagrama para "heart" ou algo do tipo?

E em outras línguas? Para o holandês, "Erde" é um tipo de leite ou de flor? Para o sueco, vivemos no planeta "Jorden"! Quase um nome de rio ou de membro dos New Kids On The Block. Sabia que o ABBA era assustador demais para ser algo da Terra. São de Jorden, ora.

Pesquisando, fico sabendo que a origem de todos esses nomes para o mesmo planeta tem a ver com "Gaia, deusa da Terra e surgida logo após o Caos." Tá, tá...

Algo está explicado. Mas que diabos significa Jorden em sueco? Homens chamados "Jorden" lá carregam o peso de ter o nome do planeta na identidade, cara! E sempre que se fala que "precisamos cuidar melhor da Terra", o cara já acha que é com ele e que todo o mundo quer mimá-lo.

Para os igbos, maior grupo étnico africano, o planeta azul é conhecido como "Uwa". Colonizadores portugueses teriam alimentado povos famintos única e exclusivamente com o fruto roxo, a ponto destes verem no mesmo um Deus e a própria Mãe Terra? A própria Mãe Uva, que também seria a mulher do Pai Vinho, que os libertava das crueldades impostas pelos portugueses do mal?

"Uwa" parece distante das derivações de Gaia, embora um pouco de fermentação e o próprio caos sejam praticamente a mesma coisa.

Nenhum comentário: