sábado, 18 de agosto de 2007

Se Dice Bisonte, No Buffalo


Omar Rodriguez-Lopez é um cara incansável. Mais conhecido pela guitarra que comanda a loucura latino-espacial que é o Mars Volta, o pequeno e magro homem tem uma missão: fazer música sem precedentes, e nela o jazz livre e os asteróides são a mesma coisa, por mais que você possa não acreditar. Também é interessante constatar que provas da criatividade absurda desse hiperativo porto-riquenho de 31 anos não se encontram apenas nos discos dessa banda que consegue agradar tanto a gregos nerds quanto a troianos hippies, pois além de suas pegadas estarem presentes na discografia do finado At The Drive-In e em participações especiais aqui e ali, o rapaz produz sem parar através do seu próprio selo, o Gold Standard Laboratories (GSL), que também vem fazendo o favor de lançar outros artistas novos e surpreendentes.

Em seu terceiro álbum solo, Se Dice Bisonte, No Buffalo, é possível afirmar que Omar comete sua mais bela e imprevisível aventura sonora. Contando com uma seleção de músicos que tem por base o próprio time do Mars Volta (reforçado por gente do naipe de John Frusciante e Money Mark), o álbum é cheio de diferentes climas e, por assim dizer, situações. Talvez não seja à toa que a obra seja uma espécie de acompanhamento musical, uma resposta em forma de som, ao novo filme do diretor venezuelano Jorge Hernandez Aldana, El Bufalo de la Noche, que conta a história de um esquizofrênico que comete suicídio após descobrir que a namorada o trai com seu melhor amigo. Sua estréia no México aconteceu ontem, dia 17.08.

O disco, tão atormentando quanto bonito, apresenta dez faixas, sendo que três delas contam com vocais, todos de Cedric Bixler-Zavala. Em uma, Rapid Fire Toolboth, o sax demente de Adrian Terrazas-Gonzales é o guia, enquanto que em outra – a bela faixa-título – brilha a intensa atmosfera criada com piano e guitarra. Nela, Omar pega o instrumento de trabalho e, sem exibicionismo gratuito, faz o que quer. A terceira com vocais, La Tirania De La Tradición, remete à new wave eletrônica, barulhenta e legal do Brainiac. No entanto, é nas instrumentais que Se Dice Bisonte, No Buffalo mostra a sua melhor face. Please Heat This Eventually é dançante ao extremo. Algo como o que Syd Barrett e Jimi Hendrix fariam juntos caso freqüentassem o mesmo clube de salsa. Impressionante. Boiling Death Request a Body To Rest Its Head, por sua vez, é como se a trilha de um filme policial na Miami do meio dos anos 80 passasse por um processo de mutação genética. A delicadeza de Luxury of Infancy e a sincronia melódica de Thermometer Drinking são de chorar.

Chega a ser estranho pensar que muito ainda será feito pelo cara, com o agravante de que é impossível saber o que virá – e isso é bem legal. Com a inventividade e a beleza já possuindo cadeiras cativas na obra do homem, o que vier é lucro.

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